

Por volta das 20h50m desta sexta-feira (24), a central de operações dos bombeiros voluntários recebeu um chamado para atender um incêndio, na localidade de Vontroba II, interior de Itaiópolis.
Para o local foi deslocado o comboio de salvamento da Corporação, composto por duas unidades de combate a incêndio, que ao chegar constataram a veracidade dos fatos e a natureza da ocorrência, que se tratava de um incêndio em estufas secadoras de tabaco, cujo encontravam-se em queima livre.
Após realizar o desligamento da energia elétrica e verificação de outras medidas de segurança, a equipe realizou o resfriamento das instalações adjacentes ao qual o fogo se propagava rapidamente, e logo após realizou o combate às chamas, e posteriormente o rescaldo, sendo gastos 15000 litros de água.
Ao final da operação, o Comandante da Corporação, Sr. Anderson Oparacz realizou um balanço da mesma. “Parabenizamos o esforço da equipe que agiu rapidamente para conter as chamas, mas sabemos que os incêndios em secadoras de tabaco são bastante graves, devido à ausência de umidade nas folhas de tabaco, e até mesmo nas partes de madeira que são usadas nas estufas, como caibros, ripas e grades”.
“Tivemos a destruição total de duas estufas, que mediam cerca de 100 m² e continham cerca de 3000 kg de tabaco em fase final de cura, mas conseguimos preservar cerca de 900 m² de edificações, aos quais continham tabaco armazenado, maquinários e utensílios diversos da propriedade, e isso é um fato a ser comemorado”, destacou o Comandante.
Após deixar o local em segurança, a equipe retornou ao quartel para reabastecimento, manutenção, limpeza e organização dos equipamentos utilizados na operação.