47989212590

NO AR

ARENA SERTANEJA

webradiofronteira.com.br

Brasil

REGIÃO: Bombeiros realizam buscas por duas pessoas desaparecidas em rios no Planalto Norte

Publicada em 08/07/2025 às 09:12h

por Imprensa Bombeiros 9BBM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Major Nauro Bombeiros 9BBM )

A primeira ocorrência:

 

Comunico que por solicitação via ofício do Dr. Eduardo Borges, Delegado da DIC de Mafra, para apoio em busca de pessoa desaparecida que, supostamente teria desaparecido após se envolver em uma briga em cima da ponte metálica Dr. Diniz Assis Hening na madrugada de sábado para domingo dia 06/07, conforme relato de testemunha (ofício 332/2025 DIC de Mafra).

 

Ás 15:11h a equipe de busca composta pelo Sr. 3º Sgt. Bruno e Cb Robinson, foi iniciado buscas com a embarcação lancha "coral", com saída na rampa do Peri, foi percorrido um trajeto de 11km rio Negro abaixo, realizando buscas visuais, como também buscas nas margens próximo á ponte, retornando ás 16:15, refazendo o trajeto até a rampa novamente, nada foi visualizado, encerrando a operação de busca, a equipe regressou ao quartel para assepsia dos materiais e reaparelhamento, permanecendo em prontidão, sendo informado o supervisor, Comando local e Delegado da DIC-Mafra. 

 

A segunda ocorrência:

 

 O trem de socorro da OBM de Três Barras deslocou-se para dar seguimento ao atendimento da ocorrência de busca, iniciada na madrugada do último sábado.

 

Ao chegar no local, por volta das 08h30, a equipe de mergulhadores do 9º Batalhão, composta pelo 3º Sgt Gatto e 3º Sgt Canever, já se encontrava em mobilização para entrada no rio, utilizando equipamento sonar para auxiliar nas buscas. Segundo relato do Sgt Gatto, a equipe desceu com a embarcação no Rio Canoinhas e percorreu, inicialmente, aproximadamente 4 a 5 quilômetros rio abaixo, realizando vistoria nas margens, porém, sem êxito. Após retorno à base da operação, localizada na ponte, foi montada uma nova estratégia utilizando os sonares SI (Side Imaging) e DI (Down Imaging) para varreduras específicas com alcance de leitura de 15 metros em ambas as margens (15D-15E). Foram realizadas buscas subindo e descendo o rio, mas nenhum objeto com silhueta compatível com um corpo foi localizado.

 

Às 12h00 foi realizada pausa para o almoço, com deslocamento temporário ao 9º BBM. As buscas foram retomadas às 13h00, com varredura rio abaixo. Em pontos com galhadas ou entulhos submersos, foram utilizadas garateias para remoção de detritos, possibilitando nova leitura com o sonar. Também foram investigados locais com profundidade superior a 7 metros, onde havia registro de objetos no fundo, mas nada foi identificado.

 

Foi realizada nova conversa com uma das testemunhas que confirmou novamente os fatos e indicou o mesmo ponto onde a vítima teria submergido. Não foram realizadas atividades subaquáticas em razão da forte correnteza (acima de 3 nós) e da baixa temperatura da água (inferior a 10°C). Ressalta-se que os pontos considerados mais prováveis foram vistoriados já no primeiro dia de operação, sem sucesso, havendo suspeita de que o corpo tenha sido arrastado para um ponto muito mais distante.

 

Às 18h00, a operação foi encerrada, com previsão de retomada das buscas na manhã seguinte.

 

A AR-83, de Três Barras, com a embarcação, permaneceu no local das 08h30min às 17h30min do dia 07 de julho, realizando buscas superficiais com embarcação. As atividades foram voltadas à varredura do leito do rio e das margens com galhadas submersas, onde há possibilidade de o corpo estar enroscado. As equipes do ASU-526 e ABTR-79 permaneceram no local das 10h30min às 13h00min, retornando posteriormente ao GBM para prontidão no período da tarde.

 

Durante as ações, a guarnição realizou verificações nas galhadas ao longo da correnteza e nas proximidades do ponto indicado como local do afogamento. Foram efetuados inúmeros lançamentos de garateia em pontos estratégicos, mas, até o momento, sem êxito. Estima-se que tenham sido percorridos aproximadamente 15 km, considerando os deslocamentos de ida e volta ao longo do rio.A cheia do rio, aliada à forte correnteza e ao acúmulo de lixo e entulho, tem dificultado significativamente as operações, reduzindo consideravelmente as chances de localização do corpo.

 

Às 18h00min, as buscas foram oficialmente encerradas para serem retomadas no dia seguinte.




 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

GRUPO CAMARGO & FRONTEIRA

47989212590

Copyright (c) 2025 - Rede Fronteira Planalto Norte - Grupo Camargo & Fronteira de Comunicação / 10 anos!
PEÇA SUA MÚSICA!